segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Embalagem: uma poderosa ferramenta de marketing

A embalagem que, no início, era apenas para proteger, transportar, estocar mercadorias e, anos depois, para apresentar uma identidade própria através das marcas, atualmente com os fortes apelos de ecologia e de sustentabilidade empresarial, tornou-se um poderosa ferramenta de marketing. No mix de marketing – 4 Ps – a embalagem está incluída no Produto, junto da qualidade, design, tamanhos, etc. Convém lembrar que a embalagem representa 20% a 30% do custo final dos produtos e que é também o item de custo mais elevado nos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados. Sabemos que cerca de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e que a embalagem é essencial para que os produtos cheguem em bom estado em suas mãos.
Ela é um fator preponderante na vida das empresas e de seus consumidores, gerando e difundindo importantes valores na economia, movimentando cerca de mais de 33 bilhões de reais na economia brasileira. A grande percepção por parte das empresas usuárias de embalagens, independentemente de seu porte, foi agregar valor ao negócio. Trabalhar com o objetivo de saber onde encontrar o consumidor, quais as suas necessidades, o que vai agradar e atraí-lo aos pontos-de-venda consolidam a embalagem como uma importante ferramenta para a pequena e média empresa, ao passo que as de maior porte podem dispor de cartazes, campanhas de comunicação mais ricas, displays, etc. É bom esclarecer que a pequena empresa não precisa necessariamente ter "embalagens pobres", e sim, por estarmos em um País de empreendedores e inovadores, aproveitar a maior flexibilidade nas operações, tendo maior rentabilidade em determinada linha de produtos – se comparado a uma grande empresa.
Para os pequenos e médios empresários que não têm acesso fácil ao crédito e possuem poucos recursos disponíveis, a embalagem é o principal meio de comunicação com seus consumidores. Os pequenos empresários já compreenderam que é mais viável criar uma embalagem exclusiva e atraente que criar um novo produto.
Existem inúmeros exemplos, dentre eles o tradicional molho de tomate cuja lata se apresenta em embalagem de vidro ou o macarrão que, com a adição de outros ingredientes, passou da conhecida embalagem flowpack para a embalagem que vai direto ao microondas, que para ser consumido basta aquecê-lo. A embalagem representa a atenção da empresa para com o seu consumidor, garantindo a qualidade e o consumo seguro, além das suas necessidades – objetivas e reais – quanto à expectativa em relação ao produto ofertado. Com a utilização da tecnologia no processamento e na embalagem dos produtos de consumo, cada vez mais as propriedades nutricionais são preservadas; são oferecidos produtos mais saudáveis e higiênicos, e a qualidade de vida se torna cada vez melhor.
A embalagem produz efeito desde a distribuição e no processo como um todo, sendo ela boa ou ruim. Se for ruim tem o mesmo percurso que a boa, mas com efeitos opostos, não deixando entusiasmado os participantes do processo.
Revista Venda Mais

Nenhum comentário: